Lages
(49) 3251-5900
Chapecó
(49) 3330-4900

Tire suas

Dúvidas

Perguntas frequentes

Um adesivo ou fita para ser considerado estrutural, deverá resistir a uma forma acima de 1000 PSI ou 77 kg/cm2, por esse motivo é possível a substituição de parafusos, rebites, solda e outros fixadores mecânicos por soluções 3M.

Da indústria aeroespacial a aparelhos de cozinha, artigos esportivos e automóveis, nossa ampla variedade de adesivos estruturais atende a todas as suas necessidades de design e fabricação e representa um avanço em relação a rebites, soldas, pregos, parafusos e outras formas de fixação mecânica.

Independentemente do que a sua fixação precise, as soluções de montagem estrutural 3M proporcionam resistência avançada, durabilidade, baixo odor e melhor acabamento.

Montagem de grandes superfíceis

As fitas e adesivos 3M permitem o posicionamento das peças de montagem e aderem rapidamente aos materiais com pouca necessidade de pressão, podendo cobrir totalmente a superfície, além de serem flexíveis ao secar. Elas podem ser usadas para os mercados de Transportes, Linha Branca, Móveis, Construção, entre outros.

Como se dá a montagem:
Duas superfícies (substratos) de tamanhos similares, rígidas ou flexíveis, são coladas ou laminadas em conjunto, onde a maior parte da superfície está coberta pelo adesivo ou pela fita para criar a adesão.

Exemplos incluem:
laminados de alta pressão para tampos de mesas, tecidos em espuma para móveis, folheados em madeira e passadeiras em pisos de ônibus.

Possíveis benefícios das Fitas ou Adesivos 3M:
• Cobrimento total da superfície;
• Rápida adesão com pouco pressionamento.

A 3M possui em sua linha diversas fitas e adesivos para essa aplicação, conte com a nossa equipe para dimensionar qual delas será a mais adequada para colagem de seu material.

O álcool isopropílico é um dos poderosos agentes de limpeza com relação a sujidades, gorduras e principalmente umidade, sua fórmula concentrada sem água faz com que seja rapidamente evaporado não deixando resíduos que possam interferir nos processos de colagem.
Sim, é possível, a 3M desenvolveu tanto fitas dupla-face VHB quanto adesivos que tem resistência estrutural (Acima de 1000 PSI ou 77 kg/cm2), dessa forma podemos na maioria dos casos substituir solda, parafusos, rebites por fitas dupla-face ou adesivos.

As vantagens são:
• Estética: não haverá perfurações ou marcações aparentes;
• Produtividade: velocidade de aplicação eliminando grandes estruturas, furações, etc;
• Colagem de materiais de baixa espessura eliminando o risco de empenamentos, riscos e amassados no material base;
• Colagem limpa com baixíssimos resíduos;
• Entre outras.

Entre em contato conosco para que possamos lhe apresentar nossas soluções.
É o líquido usado para melhorar a adesão das Fitas Dupla Face de Espumas Acrílicas em superfícies de baixa energia, existem alguns modelos de Primer e sua indicação varia conforme o material a ser aplicado:

• PRIMER 8225A - METAIS.
• PRIMER 8250 -  PLÁSTICOS DE ALTA ENERGIA SUPERFICIAL.
• PRIMER 8215  - PLÁSTICOS DE BAIXA ENERGIA SUPERFICIAL .
• PRIMER SILANO - VIDRO E CERÂMICA.

Para se manter a transparência e fazer uma boa colagem, recomenda-se o adesivo DP-105.

O produto DP 105 é um adesivo epoxi bi-componente com uma proporção de mistura de 1:1 em volume. Sua flexibilidade, quando curado, faz com que seja ideal para aplicações que envolvam superfícies diferentes e nas quais o coeficiente de dilatação térmica possa ser um problema.

Quando curado o produto mantém a sua coloração original (transparente) e apresenta boa resistência ao descascamento.

Na verdade o que ocorre é o uso da fita incorreta para essa aplicação, de modo geral as pessoas utilizam as fitas dupla-face transparentes (4910) as quais são constituídas de uma massa de adesivo de células fechadas, fazendo com que a umidade presente no azulejo e nas paredes não ¨atravesse¨ a fita que faz a colagem ocasionando o descolamento.

Para essa aplicação é indicada a linha de fitas dupla-face com espuma de células abertas.

A Fita Dupla Face de Espuma Scotch-Mount apresenta excelente conformabilidade e é compatível com uma grande variedade de superfícies como metais, madeira, vidro, espelhos, plásticos, compósitos e superfícies pintadas. Ela é fácil de aplicar e não danifica as superfícies. Com essa fita, você pode substituir pregos, buchas e parafusos com muita eficiência e ótimos resultados, eliminando a necessidade de furos. A Fita Dupla Face Scotch-Mount possui excelente resistência à temperatura e apresentam bom desempenho em superfícies irregulares. É indicada para quadros, cartazes, dispensadores de sabonete líquidos, painéis de interfone, canaletas elétricas e outras aplicações.

Aplicações sugeridas:
• Fixação de toalheiros em banheiros
• Fixação de saboneteira em banheiros
• Fixação de espelho em banheiros

Para colagem das lonas de impressão/banners a fita dupla-face 9448A apresentou uma ótima performance, podendo substuir a costura que geralmente se utiliza com ganhos de produtividade, velocidade e não sendo necessário equipamentos para sua aplicação.

Está na hora de deixar o primer de lado e usar a fita mais versátil da 3M. Não importa a superfície, você sabe qual fita vai funcionar. A Fita Dupla Face de Tissue 3M™ 9448A é um coringa no portfólio 3M™, graças ao seu Adesivo Acrílico 3M™ C aplicado sobre um dorso de tissue branco (não tecido), e é protegida por um liner de papel kraft branco. Seu dorso garante maior estabilidade dimensional e seu adesivo apresenta altíssima performance mesmo em materiais de baixíssima energia. Esqueça o primer e todo o trabalho que dá para usa-lo. 

PODER E RESISTÊNCIA
Seu adesivo apresenta elevada resistência contra produtos químicos, raios UV e solventes, o que permite com que ela seja usada em aplicações interiores e exteriores. Seu liner de papel kraft siliconizado em ambas as faces pode ser facilmente removido, o que ajuda no manuseio do produto. 

O DETALHE FINO DO DESIGN
Descubra o poder e a elegância de ter produtos e designs ultra finos, com as fitas de Adesivo Transferível & Dupla Faces Finas 3M™. Devido às espessuras que variam de 0,26mm a 0,05mm você conseguem unir diversos materiais sem ter rebites, parafusos, fitas grossas ou adesivos a mostra. A superfície plana permanece realmente plana, sem bolhas, ondulações ou rugas. É a combinação de camadas imperceptíveis de diversos adesivos com o poder de adesão que você procura para os seus diversos materiais, do simples ao difícil de colar, do fácil ao complexo de montar, seja em condições brandas ou extremas.

O primeiro passo é a análise do substrato a ser colado, se há uma área de contato a qual a fita poderá aderir.

A limpeza é primordial, recomenda-se o uso de álcool isopropílico (Isopropanol) para remoção das gorduras e sujidades existentes na peça, em casos extremos pode-se usar um solvente mais agressivo (ex.: Thinner), mas sempre finalizando com o álcool para limpeza final, pode-se também usar uma fibra SCOTCH BRITE para fazer uma leve abrasão na área de colagem em superfícies lisas(Ex.: ACM).

Identificar o material base é de suma importância, pois materiais de baixa energia superficial (Ex. Polipropileno, ACM, Alumínio com pintura eletrostática) tem a necessidade de aplicação de PRIMER para promover a adesão das fitas.

PRIMER 8225A - METAIS.
PRIMER 8250 -  PLÁSTICOS DE ALTA ENERGIA SUPERFICIAL.
PRIMER 8215  - PLÁSTICOS DE BAIXA ENERGIA SUPERFICIAL .
PRIMER SILANO - VIDRO E CERÂMICA.

Após o procedimento de limpeza e aplicação do Primer, colar a fita no material exercendo uma pressão com um rolete ou alguma ferramenta cilíndrica para garantir a adesão ao substrato, após aplicado em uma das faces retire o liner da fita e junte as duas partes exercendos também uma pressão para união.

As fitas dupla-face 3M tem uma adesão inicial aproximada de 20% de sua capacidade e sua cura total em até 72 h. que garante sua fixação.

Caso tenha dúvida em sua aplicação consulte nossa equipe técnica que estaremos à disposição para orientá-lo!

Recomenda-se que para a colagem de ACM até 3 mm. de espessura se use a fita CV150, e acima dessa espessura se use a fita ACM160 (Conforme norma da ABNT).
O adesivo que apresentou melhor performance para aplicação em aço galvanizado foi o DP-8810.

Scotch-Weld™ Adesivos Acrílicos são adesivos bi-componentes de alta performance, que oferecem excelente resistência ao cisalhamento, descascamento e impacto. Estes adesivos fortalecidos, proporcionam boa adesão à muitos plásticos e metais, incluindo aqueles com as superfícies ligeiramente oleosas. Estes produtos apresentam uma taxa rápida de aumento de força, proporcionando resistência estrutural em minutos.

Adesivo Acrílico 3M™ Scotch-Weld™ DP8810 é um adesivo bi-componente, de alta performance, tixotrópico, com proporção de mistura 10:1. Taxa rápida de aumento de força, proporcionando resistência.

Envie uma pergunta

Envie-nos suas dúvidas, teremos o prazer em respondê-las o mais breve possível.
Obs.: Os campos com (*) são de preenchimento obrigatório.